terça-feira, 30 de abril de 2013

DIÁRIO DE BORDO



DIÁRIO DE AULAS
Telma Regina de Paiva Melo[1]

Universidade Aberta do Brasil – Universidade federal do Ceará/Virtual

Resumo                                                                                         

Este é instrumento de registro diário das atividades de Telma Regina como tutora da UFC virtual pela modalidade de ensino a distância. Por meio deste narrar-se-á sessões das atividades do início, durante e depois  da disciplina.

Palavras-chave em língua vernácula
Fórum, discussão, latim.

Abstract

This is instrument daily log of Telma Regina’s activities as teacher of the virtual UFC by the distance learning mode. Through this paper are shown sessions of activities at the beginning of the course, during the course and after the course.

Palavras-chave em língua estrangeira
Forum, discussion, Latin
Aula virtual (fóruns)
Antes de começar a aula revisei todo o material enviado anteriormente pelo coordenador da disciplina. Abri o fórum e me apresentei aos alunos, convidando-os a se fazerem presentes ao fórum para que pudessem tirar suas dúvidas. Depois enviei um e-mail narrando acerca de minha formação acadêmica e esclarecendo sobre as normas, bem como prazos de envio dos trabalhos, assiduidade nas aulas presenciais e fóruns, etc. Expliquei também como irei trabalhar a disciplina. Acompanhei-los e, consequentemente, busquei sanar todas as dúvidas que vieram a postar. Como sugestão, motivei-os a buscarem outros materiais de pesquisa, além daqueles já indicados pelo coordenador da disciplina. Durante os fóruns sempre insisti que não acumulem suas dúvidas, isto é, que deixem para postá-las no último dia do fórum. Isto para que não corram o risco de ficarem sem respostas por não conseguirem respondê-las em tempo hábil. Ao finalizar o fórum agradeci a todos pela participação, pedindo que continuassem participando, pois sem tais participações o fórum de nada seria útil.

Aula presencial
Logo que cheguei ao pólo, ratifiquei, mais uma vez, a forma como trabalharei a disciplina, aconselhando-os a não optarem por enviar os portfólios na última hora. Depois inicio explicando-lhes o conteúdo da aula e, ao perceber que os alunos estavam dispersos, fazia uma pausa e conversava um pouco acerca de suas dúvidas. Recomeçava usando outra maneira de explicar, evitando sentar-me, pois, quando sentava, percebia que eles compreendiam muito menos minha explicação. Observando tudo isto procurei ministrar as aulas de modo que eles sentissem estímulos suficientes para que viessem a participar.

Aplicação da avaliação

Busco sempre tranqüilizar os alunos acerca da avaliação. Isto objetivando que a maioria dos alunos não viesse a se sentir pressionada, haja vista que alguns estudantes dominavam bem o conteúdo, embora não lidassem muito bem com o fator “medo de avaliação”. Por isso, muitas vezes, deixam de responder boa parte da prova.

Finalizando a disciplina
    Quando estamos concluindo a tarefa de transmissão de todo o conteúdo da disciplina, os alunos ficam apreensivos e não param de enviar e-mail’s pedindo suas notas. O mais rápido possível corrijo os portfólios e, se tiver condições, envio as notas por e-mail antes do prazo regulamentado para isto.


REFERÊNCIAS
MONTEIRO, Manuela Matos. (2007). Área de Projecto - Guia do Aluno - 12º ano, Porto: Porto Editora.


[1] 40 anos, casada, quatro filhos, superior completo. Professora do ensino superior na UAB -UFC VIRTUAL.
Fortaleza – CE.
Perfil profissional: Cursou licenciatura em Letras, com habilitação em língua inglesa e portuguesa, no período de 2001 a 2005. No ano de 2006 fez especialização em Letras com ênfase em língua inglesa, e especialização em Letras com ênfase em lingüística/língua portuguesa. Cursou Letras Clássicas com habilitação em Latim e Grego, no período de 2008 a 2013. Iniciou sua carreira no magistério no ano de 1998 lecionando no ensino fundamental e médio. No ano de 2005 até 2008 trabalhou com programas sociais. Atualmente é tutora na UFC VIRTUAL.

Aula 2: Situações-problemas e o trabalho do professor-tutor.

No trecho Reflexão da aula supracitada nos é pedido: E você? Como trabalha com o tempo e o espaço nas atividades de tutoria? Registre essas reflexões no diário de bordo.

Pois bem, normalmente, antes da disciplina começar, solicito ao conteudista a agenda para que mesma faça um cronograma à parte, pois assim, me oriento melhor com o calendário que eu mesma produzi no próprio Word.
Em seguida, observo os dias da semana que compreendem os encontros presenciais. Por exemplo, se a turma tem encontro às segundas e terças, me disponibilizo no solar nesses dias, exclusivamente, para atender essa turma específica.
No entanto, acontece de você ter as outras atividades cotidianas, como trabalho e estudos. Então, o melhor é deixar meio período a dois destinados para uma única turma, a cada dia. Assim, você otimiza tempo para as demais coisas do dia a dia. E mergulha no conteúdo da disciplina que você está ministrando e as problemáticas de cada aluno, também.

Abraços,

Juliana Guedes .

segunda-feira, 29 de abril de 2013

As principais ações didáticas que nós, tutores, devemos desenvolver e planejar ao ministrar uma disciplina.


A primeira coisa que faço é ler a aula. Em seguida vem as ações diretas no solar que são os fóruns, além disso tem que fazer os slides, enfim... Correção de trabalhos, provas, mensagens de incentivo a participação nos fóruns, aviso de encerramento de aula e envio de trabalho do portfólio, viagens aos pólos e na volta a prestação de contas que foge da "ação" didática, ou seja, uma série de coisas. Pra encerrar correção das provas e preenchimento da planilha de notas para enviar à coordenadora.
primeira experiência como tutora
A minha primeira experiência como tutora foi de ansiedade e medo de não dá conta do recado. Mas no fim deu tudo certo. De certa forma foi uma experiência meio frustrante por conta do compromisso dos alunos, pouco participativos, trabalhos totalmente fora do assunto pedido, comentários inadequados no fórum... Sem contar com as instalações, em alguns pólos a situação é precária.
 

Minha primeira experiência como tutora



Iniciei com tutora da UFC Virtual no ano de 2009. Havia uma vaga  em São Gonçalo do Amarante para ministrar aulas de Latim I. Fiquei apreensiva e por duas vezes me neguei a aceitar o desafio, embora já tendo alguma experiência em sala de aula como professora do ensino fundamental e médio (oito anos). Não me sentia preparada para assumir uma turma na Universidade. Na ocasião cursava Letras Clássicas como segunda graduação e não havia tempo disponível para assumir outro compromisso. Mas, pela terceira vez, o convite tornou a ser feito e não podia mais me recusar a aceitá-lo. Aceitei! Logo que cheguei a São Gonçalo hospedei-me na única pousada que havia na cidade. Até aí tudo tranquilo! Quando o horário de me dirigir ao pólo foi se aproximando, tive frêmitos!   Ao chegar ao pólo e olhar em volta da sala, respirei fundo, fiz um imenso esforço para não deixar que meus alunos percebessem meu nervosismo. Comecei a explicar o conteúdo e depois tudo foi se ajeitando de modo que dissipou todo temor.
Quando, aos poucos, fui apresentada às ferramentas do solar, não senti dificuldades em me adaptar com esse novo modelo de ensino. Já tinha certa facilidade em lidar com ferramentas virtuais, então me bastou adequar o que já sabia com a proposta da EAD, para a qual sentia bastante simpatia.
A dificuldade apresentada foi no momento de responder as duvidas dos alunos, por estar acostumada com o ensino presencial, (olho no olho, face a face) tive que buscar meios de, por meio das palavras, fazer com que os alunos entendessem minhas respostas de modo que eles notassem meu emprenho em respondê-los, e que elas não parecessem rudes e desprovidas de real interesse em ajudá-los.
Não tenho como expressar com palavras o quão empolgada fiquei com o primeiro contato com o fórum. Muitas vezes, ficava até tarde da noite respondendo as dúvidas dos alunos. Esta empolgação continua? Sim, porém, de modo mais maduro e moderado.
Aprendi, e ainda continuo aprendendo, com os erros que cometi. Sempre mudo minha forma de trabalhar ao perceber que não está funcionando...

domingo, 28 de abril de 2013

Minha primeira experiência como tutora

A minha primeira experiência como tutora foi no pólo de Russas com a disciplina Leitura e Produção de textos acadêmicos. A minha primeira preocupação foi pedir o CD sobre como utilizar as ferramentas da dala a uma amiga que já havia participado de uma capacitação nesse sentido. Estudei o CD e não tive dificuldades em fazer o acompanhamento a distância. A orientação do professor conteudista era de que assistíssemos o filme "O óleo de Lorenzo" no primeiro dia do encontro presencial e aplicássemos um questionário sobre o filme. No segundo dia, os alunos foram muito participativos no comentários sobre os filme assim como nos fóruns e chats. Como a aula era em Russas, terminei por encontrar parentes distantes, visto que sou de Limoeiro, os quais tenho prazer em reencontrar até hoje. Fui muito elogiada pelos alunos na minha atuação e transcorreu tudo bem, apesar da apreensão que eu sentia. Finalmente, senti uma sensação boa em poder voltar ao vale do Jaguaribe e poder contribuir de alguma forma. Maria das Dores

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Ações dos tutores antes, durante e após a disciplina

O que fazer antes de começar a disciplina? Inteiro-me do conteúdo, das datas e do funcionamento de toda a disciplina, fazendo a leitura da apostilha, dos arquivos e da agenda enviados pelo professor conteudista. Caso seja uma disciplina nova, ou, se a disciplina tiver algum tópico sobre o qual eu tenha pouco domínio, ou, ainda faça tempo que eu não me debruce sobre ele, recorro a outras fontes, além das já citadas, para maiores esclarecimentos. Elaboro, com base no conteúdo das aulas disponibilizadas virtualmente, os slides para o encontro presencial. Procuro deixá-los bem ilustrados e com informações que excedam, em conteúdo, em ludicidade e em aprofundamento, aquelas veiculadas na aula virtual. Envio sempre os slides para o meu e-mail e também os levo salvos no pen-drive e no meu netbook. Procuro iniciar as aulas sempre com uma dinâmica rápida de apresentação, que inquira sobre as características de cada um, a qual nos ajuda no convívio na sala virtual. Segue abaixo a dinâmica: Formar duplas aleatoriamente. Dizer que vamos começar a nos apresentar, porém de uma forma descontraída. Facilitador deve colocar guia de principais perguntas para facilitar o quebra gelo inicial. Informar que cada um terá 2 minutos para conhecer o outro colega. Ao final o facilitador se aproxima de cada dupla a fim de ser apresentado e o candidato A apresenta o B e vice versa. Sugestões de perguntas: Além das informações pessoais e profissionais básicas que você deseja saber coloque também perguntas do tipo: (1) Qual característica sua que só é reconhecida pelos outros depois de algum tempo de convivência? (2) Relate uma situação que lhe remeta a um momento de grande aprendizado? (3) Qual a personalidade que você mais de identifica e porque? (4) Qual característica sua você venderia por R$ 1,00? (5) Que característica sua as pessoas daqui vão ficar sem conhecer/ saber logo após saírem? (6) Relate algo que você não curte, mas faz por algum motivo? (7) Relate algo que você curte, mas não faz? (8) Qual é sua característica marcante de acordo com a opinião dos seus amigos e conhecidos? Fonte: http://comoserumprofissionaldesucesso.blogspot.com.br/2012_01_01_archive.html Assim que a disciplina se inicia, costumo enviar aos alunos mensagem de boas-vindas e de informações gerais sobre o funcionamento da disciplina. Durante a disciplina em situações de fórum? Estimulo desde o início a participação dos alunos. Também vou opinando e direcionado as participações por meio de questionamentos. Procuro fazer uma participação de fechamento com uma síntese das idéias principais apresentadas por eles. Costumo direcionar as idéias dos alunos, mas não corrijo as suas postagens nesse espaço. Se tem algum aluno com problemas sérios de escrita, opto por mandar uma mensagem, de forma delicada, individualmente. Durante a disciplina em situações de mensagens? Respondo as mensagens o quanto antes. Procuro enviar mensagens, a cada semana, esclarecendo sobre as atividades. Envio também mensagens para avisar quando comento e avalio os portólios, com prazos de refacção de atividades etc. além disso, procuro usar uma linguagem nas mensagens que contribua para a aproximação dos alunos. Costumo desejar bom fim de semana etc. Durante a disciplina em situações de chat? Antes do chat, procuro listar as principais idéias a serem discutidas. Durante o chat , procuro fornecer bastante exemplos. Costumo marcar mais de uma sessão, uma em horário comercial e outra à noite. Considero a ferramenta "chat" importantíssima para o esclarecimento de conteúdos. Durante a disciplina no caso dos portfólios? Procuro esclarecer cada portólio por meio de mensagem geral para todos. Além disso, respondo as mensagens individuais. Costumo comentar e quando possível dar um tempo para a refacção, principlamente, para aqueles que participaram no início do prazo. Ao final da disciplina? Elaboro slides de revisão abordando aqueles pontos que os alunos tiveram maior dificuldade e forneço dicas para um bom desempenho na prova. Calculo as médias e aviso individualmente pela mensagem quem precisará fazer AF. Em planilha do Excel registro todas as notas e presenças e disponibilizo para eles no portólio do professor. Maria das Dores Nogueira Mendes

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Diário de bordo (by Joana Albuquerque)


Diário de bordo (by Joana Albuquerque)

1º) O que fazer antes da disciplina? 
Sempre solicito que me seja enviada uma versão, mesmo que antiga da disciplina  ou a disciplina em fase de teste. Nesse estágio gosto de ler todo o material para fazer um preview na primeira aula presencial. Isso ajuda bastante, pois posso sondar o que os alunos esperam do curso através da referida disciplina.   

2º) Durante a disciplina. 
   
Tento acompanhar o máximo que posso todas as publicações nos fórum e deixar os alunos à vontade para perguntas e retirar duvidas sugerindo textos de apoio para ajuda-los nos seus questionamentos. Quanto À correção dos portfólios sugiro algumas dicas tais como: preparar sempre os trabalhos de tal forma que possa facilitar a correção; não esquecendo de colocar sempre o próprio nome para “nomear o arquivo” ex: portfólio_aula01_Joana.   Sugiro ainda que sigam a ABNT e não esqueçam a bibliografia mostrando a sua importância.

3º) Após a disciplina. 
Tento fazer as correções o mais rápido possível para que todos fiquem atentos sobre a necessidade ou não de fazer prova final e os deixo a par de todas as informações sobre notas de provas.    

Obrigada pela dica do formato! 

Diário de bordo

O que fazer antes de começar a disciplina? Inicialmente ter acesso ao conteúdo e todo material que será usado na disciplina e compreendê-lo a fundo para não ocorrer distorção do objetivo. Costumo criar uma pasta no desktop com todas as informações sobre a disciplina, bem como nomes dos alunos (mesmo sem ao acesso ao SOLAR) e já preparar uma planilha para fazer o acompanhamento individual de cada cursista. Mesmo tendo o acompanhamento no AV, aprecio fazer a minha planilha extra para facilitar a execução das informações e otimizar o tempo. Durante a disciplina em situações de fórum? Utilizo muitas imagens para alegrar o ambiente e motivar o aluno a participar mais. Costumo colocar perguntas-desafios utilizando o conteúdo do material de aula, como por exemplo, afirmações que propositalmente coloco erros para me certificar de que o aluno está lendo o material. Não me prendo apenas aos questionamentos pré-estabelicidos no material, tento maximizar o assunto a fim de surpreender o aluno e motivá-lo. Durante a disciplina em situações de mensagens? Tento responder o mais rápido que posso, pois muitas vezes, o aluno está com uma dúvida que pode atrapalhar o prosseguimento do seu estudo e me sinto na obrigação de atendê-lo. Para agilizar o tempo, normalmente respondo as perguntas do meu e-mail e depois copio e colo no SOLAR. Durante a disciplina em situações de chat? É imprescindível pesquisar acerca do funcionamento da internet no Pólo, pois muitas vezes, existe a dificuldade de acesso - o que atrapalhará o trabalho. Ciente da possibilidade de acesso à internet por parte dos alunos, envio e-mail com um horário para ser escolhido e o mais votado será o horário que iremos trabalhar. Quando ocorre a impossibilidade de alguém não poder participar, negocio um novo momento pra que todos possam participar. E se mesmo assim, ainda existir aluno que não participou, solicito que o mesmo faça uma visita aos chats e escreva um relatório das conversas com a apreciação final de entendimento. Ao final da disciplina? Verifico os alunos que ainda estão com problemas de notas e entro em contato para averiguar o motivo. Depois disso, vou ao fechamento das notas para então fazer o fechamento. Quando é possível, envio as fotos e vídeos das aulas para todos os cursistas. Costumo fotografar e filmar nossos momentos. Janiéles Neres

Diário de bordo

Minha experiência em formações por EAD é bem recente, mas, tem sido muito proveitosa, pois, percebo, que, esse sistema de ensino a distância pra quem se organiza e busca realizar as atividades no prazo, usando as ferramentas disponibilizadas na plataforma, a aprendizagem acontece significativamente. Hoje, apesar das dificuldades que ainda tenho pra usar os recursos multimídias e as ferramentas que são disponibilizadas na plataforma dos cursos, tenho melhorado bastante, até por não ter vergonha de pedir ajuda, enviar mensagens e buscar aprender a utilizá-las , mas, na primeira vez que fiz inscrição para uma formação, há 3 anos atrás, passei um sufoco, pois, não sabia usar o computador, e quando entrei na sala e o tutor pediu pra acessar o curso e movendo as ferramentas, pensei em correr e desistir. Mas, ao chegar em casa, contei aos meus filhos do sufoco que passei, e eles foram me ajudando, dando dicas e mesmo ainda tendo dificuldades, já avancei bastante. Acredito que como eu, muitos professores também encontram essas dificuldades, mas, somente através da prática é que aprendemos, isso vale pra qualquer coisa que queremos na vida. Buscar se aperfeiçoar através dos cursos em EAD, tem sido uma opção muito rica em minha vida, pois, cada dia venho melhorando meus conhecimentos, enriquecido a prática docente e construídos saberes na troca com os tutores e os demais participantes, pois, nos fóruns as discussões enriquecem e fortalecem nossos conhecimentos. Sinceramente, hoje não me vejo mais, sem buscar crescimento profissional nas formações por EAD, pois, devido trabalhar nos três turnos, através dos cursos oferecidos , posso organizar meu tempo e com isso enriquecer meu currículo com qualidade e aprendizagem. Um abraço. Jane Mary

Semiótica no Sertão

Ficheiro:Antonio Conselheiro.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Antonio_Conselheiro.jpg


Quixeramobim foi o primeiro polo em que atuei como tutora da UFC. Terra de Antônio Vicente Mendes Maciel (Antonio Conselheiro), que em sua época era conhecida como Vila do Campo Maior. Foi lá onde fui ministrar a disciplina de Semiótica Discursiva.

Naquele período (2010.1) ainda iniciávamos a disciplina com o primeiro encontro presencial. Era o momento de conhecermos os alunos, apresentar o programa e a metodologia da disciplina, explorar os conceitos essenciais para o desenrolar das discussões que viriam nos fóruns, chats e demais atividades lançadas durante o curto período de dois meses.

A turma era boa, lançava contribuições bem interessantes. É claro que no primeiro encontro suas ideias sobre a disciplina ainda estavam vagas: alguns alunos talvez se perguntassem o que significava semiótica, outros quem sabe ainda nem se preocupassem com isso. Só sei que, quando lhes perguntei, recebi respostas bastante diversas e até engraçadas. Era quase tudo novidade para eles.

Procurei estimular suas participações nos fóruns, como instrumento essencial de aprendizagem. E funcionou. Desde o primeiro fórum, os alunos logo se fizeram presentes, o que enriquecia as discussões. Mesmo assim, foi um desafio difícil, creio que tanto para mim quanto para eles, pois a disciplina traz conceitos bastante complexos, que só muita prática pode ajudar a compreender.

E era mesmo assim que as aulas se estruturavam. O conteúdo era todo trabalhado a partir de exemplos de análises, tudo muito bem elaborado pelo conteudista e coordenador da disciplina. Adorei!

E (uma colega riu disso) adorei também conhecer Quixeramobim, passear sobre seus paralelepípedos, visitar a casa e a história de Antonio Conselheiro, conhecer as belíssimas joias de Rabêlo (o designer do Sertão).

O trabalho dos lapidadores

Atividades - parte 2

Durante as atividades -chat, fórum,portfólios - costumo lembrar as datas, envio mensagens àqueles alunos que estão com dificuldades em participar, enviar. Gosto muito de enviar mensagens personalizadas, procuro estabelecer um vínculo com cada um. Não é fácil, mas muitas vezes consigo. Quando um aluno está com dificuldade, notas ruins, procuro enviar materiais de apoio, incentivá-lo.
Nos fóruns, costumo colocar alguns links, principalmente de vídeos, é um recurso excelente para despertar a atenção.

No fim do curso, além de parte burocrática, provas, notas, sínteses, gosto de enviar uma mensagem me despedindo, também explico sobre reprovações (motivos), avaliação final. Também deixo disponível meu email para qualquer eventual necessidade. Alguns alunos, inclusive me pediram ajuda nos semestres seguintes e fiquei feliz em poder ajudar.

Diário de bordo (by Juliana Guedes)

1º) O que fazer antes da disciplina? 
    Inicialmente, solicito ao conteudista a agenda da disciplina, pois assim faço um cronograma para que eu me oriente quanto às datas; dos fóruns, aulas, chats e tudo o mais. 

2º) Durante a disciplina. 
    Deixo muito claro para os alunos algumas regrinhas para a realização do chat, como também, um modelo para a feitura dos trabalhos de portfólio de acordo com a ABNT (formatação básica). Pois muitos deles ao chegarem na última disciplina de "Estágio" mal sabem estruturar um trabalho científico. 

3º) Após a disciplina. 
     Informo aos alunos as suas médias, entrego todo o material para o conteudista (provas e sínteses) e informo aos que ficarem de AF. Como também, me disponibilizo a tirar as dúvidas desses alunos de AF por mensagem no Solar.

domingo, 21 de abril de 2013


Diário de Bordo:

Ações didáticas ao planejar e desenvolver ao longo da disciplina.
  •   Antes da disciplinar:

Preparar-se quanto ao conteúdo a ser abordado e buscar a metodologia adequada para repassá-lo à turma.
  •  Durante a disciplina:

Ambientar-se com a turma;
Oferecer orientações sobre o conteúdo e as atividades;
Deixar claro os critérios de avaliação e metodológicos adotados;
Dar um feedback  aos alunos sobre o processo de aprendizagem, através da correção em tempo hábil das atividades.

  •   Após a disciplina:

Finalizar a disciplina e divulgar a nota dos alunos.
DIÁRIO DE BORDO – KEDMA DAMASCENO O que devemos fazer antes? • Procurar se interar do conteúdo que será ministrado na disciplina, através da leitura das aulas e da ementa. • Verificar, com atenção, a agenda da disciplina no que se refere aos encontros presenciais, ao fóruns, ao envio dos portfólios e dos chats para que você possa se programar bem. • Entrar em contato com o tutor presencial e com a turma para que você possa se apresentar e dar as primeiras orientações aos alunos. O que fazer durante? • Nos dois primeiros encontros presenciais, fazer uma rápida apresentação da disciplina e das atividades que serão pedidas, com as suas respectivas datas, e ministrar o conteúdo das primeiras aulas. • Deve-se fazer a prestação de contas 5 dias úteis após a viagem para os encontros presenciais. • Acompanhar, frequentemente, as discussões nos fóruns, tirando as dúvidas, complementando os comentários e incentivando a participação dos alunos. • Alertá-los sobre a data limite de envio dos portfólios e participação nos fóruns. • Corrigir os portfólios, colocando os seus comentários, e enviar em anexo para os alunos, juntamente com a nota. • Ficar atento a caixa de mensagens do solar para o caso de surgir alguma dúvida por parte dos alunos ou mesmo algum comunicado do tutor presencial ou do professor conteudista. • Nos dois últimos encontros presenciais, deve-se dar uma revisão sobre o conteúdo e, no dia seguinte, aplicar a avaliação. • Deve-se corrigir as avaliações dos alunos e avisá-los sobre as suas notas. O que fazer depois? • Depois de contabilizadas as médias e aplicadas as AFs (Quando necessárias), deve-se preencher a síntese e entregá-la ao professor conteudista, juntamente com as provas corrigidas. Kedma Janaína Freitas Damasceno

Minha primeira experiência como tutora

Bem, minha primeira experiência como tutora da EaD foi bastante tranquila. Faz apenas um ano que ministro disciplinas pela UFCv. Lembro quando a professora Claudete entrou em contato comigo perguntando se eu poderia assumir a disciplina de “Seminários de pesquisa aplicados ao ensino de literatura” em Barbalha, fiquei um pouco receosa, pois Barbalha é um dos pólos mais distantes, porém ela disse que era a única oferta que tinha, que era longe, mas que, como era de avião, a viagem seria rápida. Então, aceitei e não me arrependi. Um dos problemas de lá é a distância entre a pousada e o pólo, pois este fica numa estrada distante e geralmente os tutores ficam hospedados em Juazeiro e não em Barbalha. Porém, a turma era muito boa e participativa. Foi uma disciplina bem tranquila, os alunos precisaram fazer estágios de observação, apresentar os resultados deste estágio e fazer um pequeno relatório. Enfim, esta primeira experiência foi muito importante para que eu iniciasse a minha trajetória de tutora em EaD. Kedma Janaína Freitas Damasceno

sábado, 20 de abril de 2013

Ações dos tutores antes, durante e após a disciplina



O que fazer antes de começar a disciplina?
Leio o conteúdo das Aulas Virtuais e estudo também em outros livros. Vejo a quantidade de fóruns, portfólios e chats já para organizar como será a distribuição de notas e presenças. Todas as atividades valem presença, mas são avaliados os portfólios e os fóruns. Preparo o material dos encontros presenciais. Parto do conteúdo das Aulas Virtuais, mas sempre acrescento outras informações. Preparo slides e para não ter perigo de “ficar na mão”, comprei meu próprio projetor. Nos encontros sempre realizo atividades com os alunos que envolvem leitura e análise de textos. Aproveito o momento para que sejam feitas em grupos. A receptividade é boa por parte dos alunos.
Durante a disciplina em situações de fórum?
Costumo abrir o fórum com uma mensagem inicial, convidando os alunos à leitura e à participação. Já estabeleço um número mínimo de postagens. Acompanho os fóruns dia sim, dia não. Respondo questionamentos e comento as postagens. Quando o aluno escreve algo superficial, lanço um questionamento para que ele participe de forma mais ativa. Particularmente gosto muito dos fóruns, pois também aprendo.
Durante a disciplina em situações de mensagens?
Procuro acompanhar as mensagens diariamente e respondo logo que possível. Também envio muitas mensagens para os alunos: tanto para a turma (explicando como serão as atividades de cada aula, por exemplo), como de forma individual, dependendo do caso. 
Durante a disciplina em situações de chat?
Antecipadamente, preparo questões relativas ao conteúdo do chat: elas servem como um ‘norte’ a ser seguido. Contudo, fico aberta também a questionamentos dos alunos. Procuro observar se todos estão participando. Esta atividade muitas vezes não é tão produtiva. Muitos faltam e o conteúdo costuma ser bem extenso para se trabalhar em pouco tempo. Confesso que não gosto de marcar não sei quantas sessões e, às vezes, o chat é só com um aluno.
Durante a disciplina no caso dos portfólios?
Explico por mensagem como será a pontuação dos portfólios. Procuro responder dúvidas relativas aos portfólios; sem, contudo, ‘dar’ as respostas. Corrijo-os e envio as notas e comentários (quando necessário); outras vezes, posto um comentário geral no portfólio do professor, depende da atividade. Nem sempre esta minha correção é tão imediata, pois realmente a tutoria é UMA das atividades que desempenho, mas também não demoro demais, não acumulo portfólios de uma aula para outra.
Ao final da disciplina?
Feita a revisão e aplicação das provas, calculo as médias para ver quem precisa fazer AF e já aviso por mensagens individuais, claro. Ao longo da disciplina faço planilhas no Excel onde coloco as notas e presenças de cada aula. Aliás, quando o aluno tem muitas faltas já envio mensagem para que ele não falte mais. Após tudo corrigido, inclusive provas de 2ª chamada e AFs, calculo as médias envio a síntese para o Coordenador da disciplina e deixo as provas corrigidas na secretaria da UFC virtual no Benfica. 

Diário de bordo - Renata Aguiar



·         Antes da disciplina, devemos:
1- Conhecer a ementa do curso, o conteúdo da disciplina, sua agenda e os conhecimentos que devem ser construídos junto aos alunos;
2 – Entrar em contato com o tutor presencial, apresentar-se e confirmar as datas dos encontros presenciais;
3- Apresentar aos alunos a ementa e a agenda da disciplina, atentando para o cumprimento de datas e da necessidade de demonstrar autoria na elaboração dos portfólios e fóruns.  

·         Durante a disciplina, devemos:
1- Em caso de ausência e de dificuldades de compreensão do conteúdo por parte dos alunos, contatá-los individualmente por mensagem e buscar superá-las;
2- Estar atento às dificuldades de compreensão do conteúdo demonstradas pelos alunos em fóruns, portfólios e chats;
3- Marcar chats extras em caso de dificuldade de conteúdo.