sexta-feira, 3 de maio de 2013
Primeira experiência como tutora
Minha primeira experiência como tutora foi há 3 anos, e ainda, na cidade onde nasci. O desafio foi grande por vários motivos, porém depois do instante inicial da apresentação da disciplina fui descobrindo as alegrias e tensões da EAD, sobretudo, a questão de aprender a lidar com o improvável e o previsto.
Como naquele momento eu ainda não possuía o curso inicial de formação de tutores fui aprendendo a mexer no ambiente virtual de aprendizagem baseando-me nos comentários dos alunos em sala de aula. Não entendia muito bem o que era área pública, quando deveria atribuir nota pelos chats, fóruns, etc. Nesse sentido, ressalto o quanto é importante essas atividades de preparação inicial e continuada para o tutor.
Assim sendo, ao longo do semestre com a tutoria fui descobrindo as possibilidades de crescimento intelectual que podemos ter visando as contribuições do sistema digital. Além disso, percebi como é grande a nossa responsabilidade em interagir e promover, no outro, o desejo pelo conhecimento.
Logo, nestes anos atuando como tutora posso dizer que essa experiência tornou-me uma pessoa mais flexível e humana. Assim, mais do que ensinar, a atividade de tutoria promove o 'apascentamento das ovelhas'. Nesse sentido, requer uma prática consciente por parte do mediador do saber, metaforizado na figura do tutor."
Margarida Pontes Timbó
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Guida, imagino o quanto deve ter sido difícil ministrar uma disciplina antes mesmo de fazer o curso de Formação Inicial. Ainda bem que tudo deu certo e, com o tempo e a prática, você foi descobrindo todas as possibilidades ofertadas pelo ambiente virtual.
ResponderExcluir