sábado, 18 de maio de 2013

Explorando o Tempo e o Espaço na EAD



Explorando o Tempo e o Espaço na EAD

Trabalhar o tempo e o espaço na EAD é bem diferente de trabalhar tais elementos na educação presencial. Não há um espaço físico e um tempo rígido para que ocorram as aulas. A troca de informações, nessa modalidade de ensino, ocorre fora das fronteiras da escola. Isso faz com que repensemos alguns conceitos tradicionais, como os de aula, aprendizagem e educação, tão vinculados ao espaço escolar.

Como o tempo e o espaço não são únicos, nem rígidos e muito menos absolutos como ocorre na Educação padrão, presencial, podemos explorar esses elementos com certa liberdade de escolha e de acordo com nossas possibilidades. 

Em geral, nos AVA, para cada curso há um cronograma que deve ser seguido. No Solar, cada disciplina tem suas datas fixadas. Assim, cada aula fica disponível por determinado espaço de tempo que deve ser respeitado tanto pelos tutores quanto pelos alunos. Dessa forma, podemos organizar nosso tempo para interagir no fórum da aula, marcar os chats ou videoconferências, quando previstos na aula, tirar as dúvidas, etc. 

Como tutora, acesso o ambiente quase todos os dias para ver se há mensagens. Quando há alguma, respondo de imediato. Nos fóruns, busco interagir em dias alternados. Os chats, procuro marcar com antecedência, em geral, no início da disciplina para que os alunos se programem para participar. Eles ocorrem em dias e horários diferenciados e, para cada chat, marco dois dias e dois horários para que a maioria dos alunos possa participar. Os trabalhos de portfólio são corrigidos logo após a data final da postagem e as notas divulgadas.  Em relação ao espaço, acesso o Solar, em geral, de casa.  Enfim, busco organizar o tempo entre as atividades do Solar e as demais, de forma a conseguir desempenhá-las bem.

Como sugestão de leitura sobre esse tema, segue um link de um artigo: http://www.secult.salvador.ba.gov.br/SITE/documentos/espaco-virtual/espaco-edu-com-tec/publicacoes/tempo%20espaco%20e%20sujeitos%20da%20educacao%20a%20distancia.pdf

4 comentários:

  1. Klébia,

    Seu comentário sobre como vc organiza suas atividades de tutora é um ótimo exemplo para os profissionais que estão iniciando o trabalho em EAD.
    Reforço a necessidade de acompanhar diariamente as atividades no ambiente virtual.

    Vanda Tereza

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela indicação de leitura. :-)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Klébia, por ser tão dedicada ao seu trabalho.
    Acessar o ambiente com frequência e postar prontamente comentários faz com que a turma se sinta acompanhada e isso, com certeza, motiva a participação e faz toda a diferença em um curso a distância.

    ResponderExcluir