terça-feira, 7 de maio de 2013

Como você trabalha com o tempo e o espaço nas atividades de tutoria?


DIÁRIO DE BORDO – GUIDA PONTES
As atividades de tutoria exigem do profissional docente muita dinamicidade e capacidade de organização. O tempo consiste no grande desafio tanto para o professor quanto para o aluno, pois, às vezes, lidamos com várias atividades de disciplinas diferentes fechando no mesmo dia, bem como problemas de ordem técnica na plataforma ou internet. Logo, para dar conta de tantas responsabilidades é necessário ter ordem, afinal não ministramos apenas uma disciplina no semestre.
Tenho o hábito de entrar no Ambiente Virtual de Aprendizagem todos os dias nos turnos vespertino e noturno. No tocante ao espaço entre as atividades procuro alternar os dias de trabalho destinado às disciplinas. Assim, dedico duas horas ou mais a cada disciplina. Além disso, não entro na plataforma nos finais de semana ou feriados, exceto se houver alguma atividade com o término destinado para aquele dia.
Outra dica pertinente sobre organização seria nunca acumular trabalhos para correção! É sempre bom o tutor oferecer uma resposta rápida e eficiente aos trabalhos e avaliações dos estudantes, por isso costumo corrigir os portfólios no máximo três dias após o término do prazo de envio. Do mesmo modo serve para as avaliações.
Obviamente, existentes problemas que enfrentamos diariamente que, às vezes, impedem que desenvolvamos um bom nível de acompanhamento para todas as turmas, por exemplo, neste semestre tive a primeira experiência com aula por videoconferência devido aglutinação de Polos. Posso dizer que sinto nesta disciplina uma preocupação muito maior do que nas demais, sobretudo, porque os alunos não tiveram a mesma interação com o tutor a distância que as outras turmas tiveram. No entanto, acredito que todas estas experiências são válidas e enriquecedoras, pois servem para repensarmos o ensino e nossa prática.

2 comentários:

  1. Oi, Margarida.
    Gostei das dicas. Destaco o que você disse sobre não acumular atividades para correção. Também evito que isso aconteça, pois nós ficamos confusos com tantas atividades para corrigir e notas para repassar. O ideal é fazer a correção das atividades de uma aula antes de encerrar a aula seguinte.

    ResponderExcluir
  2. É Patrícia! Do contrário ficamos desorganizados e os alunos percebem a displicência.

    ResponderExcluir