terça-feira, 21 de maio de 2013
A questão de tempo e espaço na EaD
A organização do tempo para um tutor da EaD é essencial para que este realize um bom trabalho de acompanhamento e orientação dos seus alunos. Geralmente, no início das disciplinas, eu costumo apresentar aos discentes a agenda com todas as datas de fóruns, portfólios e chats e peço que eles se organizem para que não venham a perder os prazos. Porém, isso também se aplica a nós tutores, pois a correria diária pode muito bem nos levar a esquecer as datas de algumas atividades. Para que isso não aconteça comigo, procuro anotar tudo em uma agenda e verifico-a constantemente a fim de não deixar passar nenhuma atividade.
Geralmente, não acesso o solar todos os dias, mas no dia em que eu acesso procuro comentar as postagens dos fóruns, tirar dúvidas, responder mensagens e interagir de alguma forma com os alunos. Estes, quando vêm no tutor um exemplo de comprometimento e organização, acabam se influenciando e procurando cumprir as atividades no tempo determinado. A questão da correção das provas e dos portfólios é outro ponto importante, os alunos ficam ansiosos para saberem suas notas, mas nem sempre disponho de um tempo que me possibilite enviar as notas tão rápido o quanto eles gostariam, então converso com eles e peço um pouco de paciência. A quantidade de disciplinas também influencia bastante para esse “acúmulo” de trabalhos que se tem para corrigir.
A questão espacial para mim não é tão simples. Concordo que é muito bom conhecer novos lugares, novas cidades, porém quando viajo para muito longe bate sempre certo receio. Já viajei para os pólos de Barbalha, Tauá, Meruoca e Maranguape, gostei de todos, porém o mais organizado é o de Meruoca. O espaço que se percorre até lá é bem distante, porém, após o percurso tem-se a recompensa do clima agradável da Serra. É muito bom!!!
Com isso, concluo que tanto o tempo quanto o espaço são elementos muito importantes para nós tutores da EaD. Quando se faz uma um planejamento temporal e um planejamento espacial (Local de hospedagem, por exemplo) a tendência é que o trabalho fique bem mais adequado e consistente.
Kedma Damasceno.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito do que se aplica à turma também se aplica a nós, tutores. Por isso acho tão interessante assumirmos o papel de alunos em cursos a distância, pois assim percebemos quais as dificuldades mais comuns (postar atividades em dia, fazer as leituras, etc.).
ResponderExcluirVocê destacou um ponto que acho bem positivo na EaD: a possibilidade que temos de conhecer lugares novos e bem interessantes.